Em casos de incêndio, às vezes não é possível combater o fogo: seja por falta de equipamentos disponíveis, como extintores ou hidrantes, ou porque as chamas já estão em grandes proporções. Nesse caso, é preciso seguir a sinalização de segurança, a comunicação visual planejada por profissionais para indicar o caminho mais seguro para evacuar em casos de emergência.
Veja 5 dicas para garantir sua segurança durante uma evacuação por incêndio:
1- Não siga por outro caminho que não seja o indicado pela sinalização de saída de emergência, ou você pode se deparar com uma passagem fechada. Use as escadas, nunca os elevadores. Também acione o alarme de incêndio e proteja as vias aéreas da fumaça tóxica usando um pedaço de pano, como uma camisa, por exemplo.
2- Se estiver usando salto alto, tire o sapato e deixe em um local que não atrapalhe a passagem de outras pessoas. Além disso, deixe bolsas e mochilas: as alças podem se prender em corrimãos e atrapalhar ou impedir a evacuação.
3- Se tiver que abrir uma porta, use um pano molhado para proteger o contato das mãos com a maçaneta: ela pode estar quente e te queimar. Além disso, observe se há fogo do outro lado da porta, percebendo se há irradiação de calor. Se houver fogo do outro lado, ele pode vir em sua direção ao abrir a passagem.
4- Se estiver em um local longe da saída ou não conseguir sair rapidamente do local, molhe seu corpo. A água formará uma leve camada de proteção que irá te ajudar a suportar o calor.
5- Ligue para o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível, pelo número 193.