Incêndio atinge unidade da Vale em Rosário do Catete em Sergipe
13 de setembro de 2017
Após três dias, bombeiros não conseguem controlar incêndio em mata no RN
3 de outubro de 2017
Exibir tudo

Prédio é interditado após incêndio em auditório da Unifei, em Itajubá

Fogo começou na madrugada e destruiu todo o espaço, segundo os bombeiros. Bloco do curso de elétrica está interditado

Um incêndio de grandes proporções destruiu um auditório da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas Gerais. Um dos blocos do campus  precisou ser totalmente interditado. O local deve passar por perícia.

O campus da Unifei fica no Bairro Pinheirinho. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o fogo começou pouco depois da meia-noite desta quarta-feira e os trabalhos foram concluídos por volta das 3h. O fogo começou no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó, no prédio de Elétrica. O espaço foi completamente destruído, segundo a corporação.

Participaram do combate ao incêndio seis militares em três viaturas. Inicialmente, eles usaram extintores e água para confinar as chamas dentro do auditório para evitar alastramento. Em seguida, eles fizeram o resfriamento do local, extinguindo as chamas. Ao todo, foram gastos 7 mil litros de água e um galão de líquido gerador de espuma (LGE). Após o rescaldo, os bombeiros verificaram a parte superior, onde há outras salas, e não encontraram novos focos.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajubá, o prédio foi interditado até que a perícia técnica seja concluída. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Nesta madrugada, a Secretaria de Comunicação da Unifei usou  a página da instituição no Facebook para confirmar a ocorrência de incêndio e comunicar a interdição. Veja:

No fim da manhã, o professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, reitor em exercício, divulgou uma nota sobre o incêndio no auditório, informando que a universidade vai aguardar o laudo que deve apontar as causas do incêndio e que as atividades agendadas no bloco interditado poderão ser realocadas para outras salas. Leia na íntegra:

“Nota sobre o incêndio no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (Bloco I – Elétrica)

Informamos que um incêndio atingiu o Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (Bloco I – Elétrica) na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na madrugada desta quarta-feira, 20 de setembro de 2017.

Gostaríamos de agradecer publicamente o apoio prestado pelos nossos vigilantes e a prontidão com a qual fomos atendidos pelo Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo evitando que ele se espalhasse pelo prédio. Destacamos também que não houve vítimas, sendo os danos restritos apenas ao campo material.

A perícia foi realizada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira, mas ainda não é possível afirmar as causas do incêndio. A universidade aguardará a emissão do laudo para possível identificação da causa. 

O bloco foi totalmente interditado e aulas devem ser realocadas(foto: Reprodução internet/Facebook Unifei)
O bloco foi totalmente interditado e aulas devem ser realocadas(foto: Reprodução internet/Facebook Unifei)

Devido ao fato de o ambiente interno ainda apresentar um forte odor e risco de intoxicação, com possíveis sintomas de dor de cabeça, vômitos, irritação nos olhos e garganta, o prédio continuará todo interditado (Blocos I1, I2, I3 e I4), até que se tenha garantia de segurança para o uso contínuo dele.

Todas as atividades previamente agendadas para ocorrer nesses Blocos estão temporariamente suspensas. Os responsáveis pelos eventos podem se dirigir à DSG e os professores responsáveis pelas aulas podem se dirigir à PRG para verificar a possibilidade de realocação delas.

Lamentamos os transtornos consequentes desta ocorrência e ressaltamos que estamos tomando todas as providências para que a liberação dos espaços ocorra o mais breve possível dentro dos limites seguros aos usuários.

Assim, pedimos a compreensão de toda a comunidade acadêmica e garantimos que novas informações serão divulgadas assim que possível.

Professor Marcel Fernando da Costa Parentoni
Reitor em Exercício”

Fonte: Em